sábado, 14 de abril de 2012

Resenha: Os Guardiões + Sorteio


É possível o amor ultrapassar fronteiras?

Adélia é uma mulher de meia idade que não está satisfeita com a sua vida há muito tempo. Vive isolada, perdeu as coisas que mais gostava na vida e só tem, praticamente, uma amiga. Na sua festa de aniversário, ela resolve contar a essa sua amiga e parente mais próxima que resolveu ir embora em uma viagem ao Peru.

O desenrolar da trama se dá dos motivos de Adélia de deixar sua vida (confortável?) para sair em uma viagem repentina para um lugar desconhecido por ela. Mas seria esse lugar tão desconhecido assim?

A personagem central passa ao leitor um sentimento de vazio muito grande. Vazio existencial mesmo. Ela parece estar perdida na própria vida, simplesmente existindo. Do nada, uma vontade forte de se aventurar parte de si mesma, e ela resolve, no Peru, achar respostas para as suas dúvidas, dúvidas estas que nem ela sabe ao certo quais são.

Na sua aventura, Adélia não busca amor, não busca uma vida nova. Na verdade, a vontade dela, que é passada pela leitura, é mesmo a de ''sair'' de onde ela se encontrava. Simplesmente se mover. Descobrir algo que vale a pena. E ela descobre muito mais.

Com a temática diversificada e uma grande pesquisa, a autora leva os leitores a uma viagem ao Peru, com direito a informações detalhadas sobre o clima, a paisagem e as pessoas locais. Mais especificamente, pessoas simples, da terra, os índios.

Há uma legítima introdução da cultura Inca e peruana no leitor. E uma evolução da personagem de acordo com o aprendizado dela dessa cultura e história. Principalmente quando ela conhece Chaski, um enigmático guia que lhe ensinará coisas que ela jamais imaginou que poderia aprender.

A leitura do livro não é difícil, ela flui. Ele tem poucas páginas, portanto, é um livro que não cansa e que também não enrola. A história é bem densa, você vai descobrindo coisas que te deixam realmente surpreso com o desenrolar da trama.

O começo engana você pensando que você vai conhecer a história de uma pessoa chateada com a vida e que vai adentrar no universo de uma fumante inveterada. Que bom que não. Adélia é bem mais do que ela mesma sabe que é e a gente vai sabendo disso junto com ela.

É uma narrativa adulta, não é um romancezinho de criança e muito menos de adolescente. Tira-se pela idade da personagem e pelas experiências que ela passa.

O livro não tem a intenção de excluir leitores jovens, no entanto. Só acho que é um livro para quem está aberto a novas coisas, a uma experiência com  a natureza, com as coisas do fantástico e com aventuras que vão além da imaginação, porque Os Guardiões tem muito disso.

Os Guardiões foi escrito por Liana Zecca, tem 157 páginas e foi publicado pela Livros Ilimitados.

Segue o book trailer de Os Guardiões (imperdível, vejam!)


Quer ganhar um kit de Os Guardiões, com o livro + marcador autografados? Simples demais! Siga os passos OBRIGATÓRIOS no Rafflecopter e boa sorte!

a Rafflecopter giveaway

Nenhum comentário:

Postar um comentário