segunda-feira, 9 de abril de 2012

Resenha: ETECÉTERA: A Vida Sob um Olhar Poético


Por que ETECÉTERA????
"Fascinou-nos a ideia de indefinição e de liberdade que a palavra ETECÉTERA traz. Dessa maneira, foi imediata a identificação porque nossa ideia era uma proposta nova, uma proposta nossa. Falaríamos da vida, mas de uma forma pessoal, e ao mesmo tempo, que alcança tantos por serem sentimentos comuns aos humanos, ou seja, o "algo a mais" que a vida é por si só. E ao mesmo tempo o "algo a mais" se justifica por ser a nossa ideia, uma ideia compartilhada e única, isto é, a vida observada de maneira que nunca fora vista antes, além de tudo que já fora dito. Temos por característica o romantismo, mas não falamos somente de amor, temos cotidiano, medos, etc. E nenhuma palavra seria suficiente, que não fosse: ETECÉTERA." (Valéria Sales)

A primeira vez que você se depara com o livro ETECÉTERA, ele não parece ser tanto. Fino, simplista, com poucos detalhes. Não é um carnaval. Não tenta atrair os olhos de qualquer pessoa. Não chama a atenção. A verdade é que a intenção é clara: o simplismo é o que interessa.

O nome ETECÉTERA remete a algo muito mais extenso do que qualquer coisa possa incorporar. ETECÉTERA, num geral, não é palavra de redação. É uma palavra que engloba o tudo e o nada, o que foi dito e o que ficou por se dizer. E que palavra poderia ser melhor encaixada para resumir os sentimentos, que não ETECÉTERA? Sentimentos estes que são tão confusos que ninguém consegue explicar?

O livro A vida sob um olhar poético é esse misto de exposição e idéia de nada. Não é uma tentativa de explicar o sentimento, é o sentimento exposto em palavras juntas em poemas e crônicas.

"Um livro onde a vida e a subjetividade humana sãosentidas e expressas a partir do olhar poético."

ETECÉTERA foi escrito por duas mulheres. E no decorrer da leitura, você pode identificá-las sem sequer ler o nome embaixo dos poemas. A escrita delas é muito diferenciada, há uma quebra de raciocínio no início da leitura do que a outra escreveu e outra quebra quando lemos a que escreveu depois.

Existe também no livro algumas peculiaridades do português e uma simplicidade muito grande na métrica dos poemas. Acho que a maioria dos poemas contemporâneos são assim, não é?

A borboleta da capa significa a transformação. Transformação do ser, da palavra, do sentimento. Gosto de pensar que ela significa o crescimento da riqueza poética, o que só acontece quando a gente lê realmente uma obra e compreende tudo o que é passado.

No livro, as poesias e crônicas são separadas por páginas na cor lilás, que dão o start da coisa. Muito bonitinho. Aliás, poemas e crônicas tendem a mexer com a gente, né?

Poesia não é para qualquer um, é para quem sente. O livro da Valéria Sales e da Emanuella Rachel Santos está aí pra isso. E cumpriu o seu papel.

ETECÉTERA - A VIDA SOB UM OLHAR POÉTICO foi escrito por Valéria Sales e Emanuella Rachel Santo, tem 109 páginas e foi publicado pela Bagaço Editora com Ed. das autoras.

3 comentários:

  1. Gostei da resenha. Realmente a capa parece ser um pouco simples, mas confesso que prefiro uma capa simples, mas com um conteúdo legal, do que uma capa poderosa, e um conteúdo ruim.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  2. Amei a resenha,quero muito ler esse livro, e também gostei da capa

    ResponderExcluir